KHIARO

Bio do artista

O Khiaro é músico, compositor e produtor, natural de Beja, tem 33 anos de idade e é do signo peixes. Aos 6 anos já tocava acordeão, influenciado pelo pai e pelo avô. Aos 8 tornou-se autodidacta de teclado e mais tarde de guitarra acústica. A música faz parte da sua vida desde muito novo. Em 2018, Khiaro fez uma mudança abrupta na sua vida: vendeu a casa em Beja para alugar um quarto em Lisboa, à conquista do sonho de construir a sua carreira e tornar-se músico profissional.

Khiaro pode considerar-se um compositor pop. A sua sonoridade tem vindo a mudar a cada single que lança, fruto da evolução que o próprio vem fazendo. Aproveitando uma rotina sistemática de pregação, onde todos os dias medita, faz exercício, lê, escreve e compõe, as suas canções são um resumo dos pensamentos, das vivências, das emoções, das sensações que a vida lhe vai dando. Assente no pop americano, somando uma ligeira dose de electrónica, com um pequeno travo de portugalidade, esta é a receita sonora de Khiaro.

Pela sua passagem pelo Brasil, onde morou com a mãe entre os 8 e os 14 anos, Khiaro sofreu forte influência da musica brasileira porque nesta fase, estava a aprender a tocar piano. A sua maturidade como músico e compositor,  fez com que procurasse outras influências e novas sonoridades. Atualmente encontra-se na vanguarda da música pop, deixando-se influenciar por nomes internacionais como Ed Sheeran, James Arthur, The Weekend, Taylor Swift e alguns artistas nacionais.

Desde o início deste lindo percurso, Khiaro sempre quis marcar pela diferença. Para o músico, a criação musical e o vídeo vivem em perfeita sintonia, e são ambas importantes.  A abordagem das suas letras, fáceis de cantar e com uma fácil intuição, os seus vídeos tentam fazer abordagens diferentes, primando pela fotografia e pelo cinema, excepto "Aquelas Madrugadas" que foi filmado pelo próprio cantor durante o confinamento com o seu telemóvel. O single "Aquelas Madrugadas", inclusive fez parte da telenovela "Festa é Festa" da TVI.

Khiaro conta com sucessos musicais como: "Sei que errei", "Aquelas madrugadas" e "Baby I like you" os primeiros singles, ao qual mais tarde se juntou, "O teu lugar", “Sinais feat. João Pedro Pais”, “10:56”, “Palavras” e "Estou a Ficar Maluco feat. Badoxa".

Recentemente, o seu single "Palavras" tornou-se parte integrante da banda sonora da telenovela CACAU, da TVI.

Temas que marcam o assinalável percurso deste intérprete, letrista, compositor e multi-instrumentista, que se encontra presentemente a trabalhar no álbum de estreia. Encontra-se a pouco tempo de subir mais um degrau na sua carreira, com o seu concerto de consagração no Coliseu dos Recreios a 20 de setembro de 2024